Sintcvapa
6º CÍRIO FLUVIAL – SINTCVAPA

6º Círio Fluvial do SintcvapaPelo 6º ano consecutivo a família SINTCVAPA participa da maior festa religiosa do mundo, ultrapassa as fronteiras da fé e de algumas religiões. Com origem católica, o Círio de Nazaré impressiona até mesmo quem não é católico. O Círio Fluvial, romaria que percorre os rios e reúne uma multidão em embarcações e ilhas no entorno da capital paraense, é a prova da comoção de fiéis e curiosos.

Conhecido também como Círio das Águas, a romaria convida o público a belos cenários ao longo do percurso.

Embarcações de todos os tamanhos são preparadas com ornamentações e homenagens a imagem peregrina, destacando a fé católica e a devoção mariana. Muitos devotos acompanham a romaria de lancha e moto aquática.

As estimativas do Dieese/PA e da Diretoria da Festa de Nazaré é que aproximadamente 50 mil pessoas, entre as que estarão nos barcos participando diretamente da romaria fluvial e as que estarão assistindo, desde a saída de Icoaraci até a chegada, na Estação das Docas, na Escadinha do Cais do Porto.
Esta é a 27ª edição da Romaria Fluvial. A primeira edição foi realizada pela Companhia Paraense de Turismo (Paratur), com saída do Trapiche de Icoaraci no dia 8 de outubro de 1986. A primeira romaria foi acompanhada por cerca de 50 barcos.

Filiado à:
Trav. Francisco Caldeira Castelo Branco, nº493 - Fátima - Belém - Pará. Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Assessoria de Comunicação do SINTCVAPA
Contatos: (91) 3269-0900 - sintcvapa@gmail.com