Sintcvapa
A conquista da dignidade. Ticket Alimentação para todos!

Alcenor Correa - Secretário Geral do SintcvapaSindicato dos Trabalhadores em Supermercados de Belém, juntamente com os Sindicatos dos Comerciários de Ananindeua e Castanhal conquistam o ticket-alimentação para todos os trabalhadores em supermercados do Pará.

Com um piso salarial médio de R$ 830,00, os trabalhadores em supermercados utilizam cerca 40% de seu salário com sua alimentação diária, o que achatava, ainda mais, os já reduzidos salários. No entanto, com a greve, essa situação mudou, pois o ticket alimentação foi garantido a todos os trabalhadores em supermercados no estado do Pará. O primeiro a comemorar a vitória histórica dos trabalhadores foi Alcenor Correa, secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores em Supermercados de Belém – SINTCVAPA, que exclamou: “Graças a Deus esse impasse chegou ao fim. A pauta de reivindicação dos funcionários foi atendida e a nossa vitória hoje foi ainda melhor”.

Alcenor, ainda, ressaltou o apoio inconteste da Federação dos Trabalhadores no Comércio e Serviço dos Estados do Pará e Amapá – FETRACOM – PA/AP e da União Geral dos Trabalhadores – UGT PARÁ, na pessoa de seu presidente, Zé Francisco, que teve participação fundamental nas negociações, sendo elogiado em nível nacional por sua forma de negociar de forma firme e intransigente na defesa dos direitos dos trabalhadores ao conseguir a aprovação de todos os itens da pauta dos trabalhadores, especialmente o ticket-alimentação. Alcenor acrescentou que os supermercados se obrigaram a fazer o pagamento do vale alimentação mensal no valor de R$ 182,00, independe da convenção coletiva de trabalho, que já havia sido assinada com data retroativa a 1º de março, uma vez que, a data-base da categoria dos trabalhadores em supermercados no Estado do Pará é neste dia.

E que esta decisão não vale apenas para Belém, Ananindeua, Marituba e Castanhal, é extensiva a todos os municípios do estado do Pará. Mais do que uma nova condição uma nova condição de dignidade para o trabalhador, a conquista do ticket-alimentação não deixa de ser aumento indireto em sua remuneração uma vez que, passam a ter um ganho real em seu salário, pois parte das despesas com alimentação será subsidiada pelo ticket. E completa Correa: “Vencemos. A união e a luta dos trabalhadores foram maiores que nossas dificuldades”.

Filiado à:
Trav. Francisco Caldeira Castelo Branco, nº493 - Fátima - Belém - Pará © 2013. Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Assessoria de Comunicação do SINTCVAPA
Contatos: (91) 3269-0900 - sintcvapa@gmail.com