Sintcvapa
Sindicato fecha acordo coletivo de trabalho com Grupo Líder

Após diversas reuniões com a diretoria do Grupo Líder, foi fechado acordo coletivo de trabalho, garantindo assim que o retrocesso da reforma trabalhista não atinja os trabalhadores em supermercados. O sindicato evita assim que a negociação direta decorrente do acordo individual, prevista na reforma trabalhista pudesse ser colocada em prática. Com o acordo coletivo de trabalho firmado, a empresa deverá regularizar o pagamento do retroativo da diferença de salário, do ticket-alimentação e quebra de caixa (10% do salário base), tudo referente a março/2017. Esse pagamento deverá ser total e de uma única vez, deverá ocorrer com o pagamento do salário do mês de dezembro/2017. Assim resolvemos de uma vez o não cumprimento do Dissídio Coletivo, que desde de sua publicação vem sendo desrespeitado pelas empresas e pelo Sindicato das empresas. Lembramos que o Sindicato Patronal entrou com recurso no Supremo Tribunal do Trabalho, para que seja extinto o dissídio coletivo, que ainda está aguardando julgamento.

Com esse novo horário serão geradas novas vagas de empregos, sem que haja acréscimo na jornada dos trabalhadores, o que é extremamente importante nos dias de hoje, mas o Sindicato estará monitorando essa questão, para que os trabalhadores não sejam sobrecarregados e que realmente sejam geradas novas contratações, garantindo assim o ganha pão de quem está desempregado.

O acordo coletivo está disponível para download e conhecimento de todos. Mas vamos postar os principais pontos para que fique mais claro o entendimento. Seguimos os acordos fechados nos anos anteriores, mudando apenas a questão do funcionamento aos domingos de algumas lojas que serão 24hs, seguindo o funcionamento nos feriados até as 14:00hs e os 6 feriados fechados mantidos nos anos anteriores.

O feriado do dia 8 de dezembro de 2017, será uma exceção, que terá seu horário de funcionamento até às 20:00hs, lembrando que somente turnos de 6 horas para cada trabalhador, e os que trabalharem após às 14:00 receberão o adicional na diária de 150%.

Reiteramos, somente no dia 8 de dezembro de 2017, que será esse horário especial e com esse pagamento diferenciado. Os demais feriados serão até às 14:00hs. Mesmo para os 24hs.

Vale ressaltar que os supermercados 24hs em Belém, nunca foram proibidos de funcionar, como é divulgado nas mídias em geral, tanto é verdade que a loja Batista Campos segue esse regime de funcionamento até hoje, o que ocorre agora é apenas a sua regulamentação de funcionamento aos domingos, não aumentando a carga horária dos trabalhadores e obedecendo o horário de funcionamento dos feriados acordados nos anos anteriores.

Resumo do acordo coletivo:
– Mantido a jornada de trabalho aos domingos e feriados de 6 horas diárias por trabalhador.
– Pagamento retroativo (março/2017) do salário, ticket-alimentação e quebra de caixa (10%), de uma vez, o pagamento deverá ser feito com o pagamento do salário do mês de dezembro/2017.
– Feriados com funcionamento até às 14:00hs. Com exceção do feriado do dia 8 de dezembro 2017 que terá seu funcionamento até às 20:00hs. E terá o pagamento de 150% sobre a diária para os que trabalharem no turno após às 14:00hs.

– Regulamentação da jornada de trabalho de 12x36h. Garantindo assim o emprego dos vigilantes e bombeiros civis.
– Lojas que serão 24hs (fechando somente nos 6 feriados acordados e nos demais com funcionamento até às 14:00hs): Batista Campos e Doca.
– Jornada de trabalho semanal 44h, mantendo às 6 horas corridas aos domingos e feriados.
– Previsão de geração de novas vagas de emprego.
– Mantido os feriados onde as lojas são fechadas:
• Ano novo;
• Terça-feira de carnaval;
• Dia do trabalhador;
• Círio;
• Recírio (Dia do comerciário);
• Natal;

O SINTCVAPA, está à disposição dos trabalhadores para esclarecer quaisquer eventuais dúvidas sobre o mencionado acordo coletivo.

Canais de atendimento: Pelo Telefone (91) 3269-0900 | E-mail: sintcvapa@gmail.com | Site: sintcvapa.com | facebook.com/sintcvapa

Filiado à:
Trav. Francisco Caldeira Castelo Branco, nº493 - Fátima - Belém - Pará © 2013. Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Assessoria de Comunicação do SINTCVAPA
Contatos: (91) 3269-0900 - sintcvapa@gmail.com